sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reflexões sobre a solidão


Faz um tempo que não escrevo nada. E podem ter certeza que não foi por falta de reflexões, que, aliás, eu vivo fazendo! Quando não são minhas próprias questões, são questões das amigas... Rs... rs... rs... rs...
Nos últimos meses foram tantas mudanças... Externas, internas... Tantas reflexões, tantas dúvidas, tantas certezas, tantos sonhos, tantos projetos, tantas decisões... Ufa! Estive/estou atrelada à "Maratona da vida", que só termina quando acaba! Entenderam????
O que me fez escrever hoje depois de alguns meses sem querer partilhar as minhas inquietações, e, sendo totalmente redundante... Foram elas,  as minhas inquietações!!!
Noite passada, fui dormir de madrugada... Acordei 06h30min... As minhas inquietações têm rendido inspirações diversas: poemas, vídeos, lágrimas, dores de cabeça por dormir tão pouco... Minha criatividade e imaginação andam aceleradas, tenho sido meio "piloto de fórmula 1" pra dar conta do recado!
Ultimamente tenho sido assombrada pela densa, imensa e quase palpável solidão... É como se eu fosse um molde, qualquer um desses moldes, e a solidão fosse aquele líquido gosmento, quase uma gelatina; que é despejada dentro do molde pra secar e endurecer. A solidão ocupa, preenche, adquire a forma do molde, e depois de seca... Quem se lembra do molde? Os olhos se voltam pra forma! E nessa relação intrínseca entre o líquido e o molde, entre a solidão e eu... Percebo que não sou mais molde, sou apenas forma.
Percebo a angústia crescente, como já cantou Chico Buarque, "todo dia ela faz tudo sempre igual”. Todo dia os mesmos sintomas, as mesmas indagações, as mesmas revoltas, o "mea culpa" que influi, mas em nada contribui... Enfim... Parece uma ladainha de tão repetitiva! Mas o pior é quando a gente se dá conta da estratégia de sedução. No início era uma necessidade vital da solidão: estresse, preservar a individualidade, necessidade de quietude, necessidade de reflexão, a vida é tão corrida... E em meio a tantos argumentos sedutores não nos damos conta que cada vez mais ela ocupa um espaço maior no nosso molde; a quantidade de líquido vai sendo aumentada até preencher todos os espaços! E quando nos damos conta, fomos usurpados por ela!
Hoje senti necessidade de partilhar, pois sei que não estou só nesta batalha. Existem inúmeras princesas enclausuradas na torre vivendo entre o real, o imaginário, a licença poética e a imensurável solidão... Desejando desesperadamente sair, sem saber como fazer o caminho de volta.
E por que não falar nos príncipes? Eles também estão perdidos, vagando sem direção, vivendo entre o real, o imaginário, a licença poética e a imensurável solidão... Aprisionados entre o ser e o ter, entre o que fazer e para onde ir; entre o medo e a coragem... Entre encontros e desencontros!
E é exatamente neste ponto, nesta encruzilhada da "Maratona da Vida" que nos deparamos com inúmeras bifurcações:

1ª bifurcação: Resignação. Deixa tudo como está. Mexer vai dar muito trabalho, já me acostumei...

2ª bifurcação: Ansiedade. Resolver a causa sem tratar do sintoma. Aceita qualquer companhia, incluindo animais de estimação!!!

3ª bifurcação: Revolta negativa. Na minha vida sempre foi assim, nunca nada deu certo... A vítima. Na família, no trabalho, nas amizades, nos relacionamentos amorosos... Mártir por vocação!

4ª bifurcação: Revolta positiva. Cansei. Preciso resolver a causa, tratar do sintoma, entender por que cheguei a este ponto... Qual é a minha responsabilidade... Enfim, encarar medos, inseguranças, certezas, dúvidas... De modo que todas essas coisas contribuam verdadeiramente para uma mudança real. A revolução do poder do confronto e da cura!!!

Terminando estas reflexões... Uma pessoa que muito amo, compartilhou um versículo que é no mínimo intrigante, desafiador...

Diz o Soberano, Senhor, o Santo de Israel: No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram." Isaías 30:15

Carmen Lucena, Princesa do Altíssimo, vivendo no século XXI.

2 comentários:

  1. Tamo junto amiga. Princesas unidas jamais serão vencidas. Lindo seu espaço!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Márcia, precisamos estar juntas, sempre! obrigada pelo carinho! Beijo grande!!!

    ResponderExcluir